Ensino do beisebol: experiência realizada no esporte criança do Sesc Piracicaba
Por Amanda Regina Secatto (Autor), Rosana de Almeida e Ferreira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: A aprendizagem esportiva dentro do Programa Sesc de Esportes (PSE) do Sesc São Paulo, baseia-se no ensino de jogos com significado, a partir de família de jogos, os quais tem a uma lógica em comum. No Sesc Piracicaba temos uma turma de Esporte Criança 06 a 10 anos, aos sábados, na qual desenvolvemos a construção pedagógica para ensino da modalidade de Beisebol utilizando uma Unidade Didática de 3 aulas a partir da lógica comum dos jogos para alcançar o aprendizado nessa modalidade. Objetivo: Compartilhar a experiência de uma sequência pedagógica para o ensino do beisebol. Desenvolvimento: Com a intenção das crianças compreenderem o jogo do beisebol, adotamos uma sequência de jogos e brincadeiras de rebater tradicionais de rua até chegar na modalidade objetiva. Partimos do jogo de Taco, o qual é jogado em duplas com bolinha e taco de madeira. Na aula seguinte realizamos o Base 4, o qual consiste em rebater a bola com o mesmo taco de beisebol e percorrer as quatro bases sem ser “queimado”. Então na terceira aula chegamos ao beisebol, neste momento com os implementos específicos da modalidade (taco, luva e bola). Notamos que a compreensão do jogo, mesmo com regras e implementos específicos, fez-se facilmente. Concluímos então que a sequência de jogos com a mesma lógica interna do jogo do beisebol, foi facilitadora do aprendizado da modalidade. Sugestões: Sugerimos que o ensino dos esportes para crianças seja pautado nos referenciais da Pedagogia do Esporte principalmente no que se refere a lógica interna dos jogos pois parece contribuir para o entendimento da modalidade alvo.