Resumo

Estudos sobre metodologias de ensino ainda são escassas, especialmente propositivos em modalidades individuais, como o badminton. Objetivo: Apresentar a experiência no ensino do badminton a partir da lógica interna. Desenvolvimento: Tratando-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, que aborda o ensino do badminton para crianças de 08 a 17 anos, durante o período de iniciação esportiva, com participantes do programa de extensão universitária de ensino, vivência e aprendizagem do esporte da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres-MT. As aulas são organizadas com base nos referenciais da pedagogia do esporte, o que possibilita a sistematização dos conteúdos trabalhados no decorrer das aulas, com duração de uma hora e meia, com duas aulas por semana. Para o ensino do badminton orientado pela lógica do jogo, torna-se necessário que o professor decodifique as estruturas dessa família esportiva (esportes de rede/parede). Assim, durante as aulas foram proporcionadas a vivência de diversas situações e movimentos, onde utilizamos diferentes jogos/esportes de rede/parede (vôlei, peteca e frescobol) no processo de ensino do badminton, pois os conhecimentos adquiridos podem ser transferidos e aplicados em esportes/jogos que compartilham dos mesmos princípios. O ambiente de jogo também permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de conhecimentos históricoculturais, de forma que consigam relacionar essas aprendizagens com o seu cotidiano. Sugestões: Compreender a lógica interna da modalidade que está sendo ensinada pode ser um importante conhecimento para o/a professor/a, pois oferecem várias oportunidades de criar um ambiente que explore uma variedade maior de práticas e movimentos, contribuindo para a aprendizagem do badminton. Assim, na formação esportiva, sugerimos uma experiência esportiva ampla e diversificada

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