Resumo

Este artigo objetiva narrar experiências pedagógicas de uma discente do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Federal, com campus descentralizado, durante a pandemia da COVID-19. Os autores promovem uma reflexão sobre a trajetória formativa após a inserção do ensino remoto por meio da escrita de uma narrativa, usando como ponto de partida o portfólio, que se constituiu como método de registro dos acontecimentos, subjetividades e relações de poder-saber que emergiram durante o percurso. Foi possível perceber que o ensino e a produção do conhecimento carecem de relação e de encontros, e que o formato de ensino remoto é precário e insuficiente para a formação de profissionais da saúde, apesar de ser uma alternativa para a educação no cenário atual. A narrativa aponta para a necessidade de análise e discussão permanente deste contexto no âmbito das universidades do país, especialmente dos cursos da área da saúde.

Referências

Alves, L. (2006). Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: L. Anastasiou, L. Alves, Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula (p. 101-120). Univille. https://www.anped.org.br/biblioteca/item/portfolios-como-instrumentos-de-avaliacao-dos-processos-de-ensinagem

Arruda, E.P. (2020). Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação À Distância, 7(1), 257-275. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621

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