Resumo

Este artigo refere-se ao andamento do projeto de pesquisa “Formação superior e Educação Física: práticas, saberes e discursos”, localizado no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Universidade Pedagógica Nacional, que postula como objetivo geral questionar os discursos, práticas e saberes que se reproduzem na formação (graduação e pós-graduação) e na pesquisa em Educação Física universitária. É uma investigação mista organizada em duas partes: um traçado da estrutura da profissionalização na Argentina e depois uma análise de seus discursos e práticas, ou seja, sua execução. Um ano civil desde o início do trabalho, a primeira parte foi concluída, tendo rastreado e mapeado a formação de graduação e pós-graduação (pública e privada) em Educação Física universitária argentina, os projetos de pesquisa credenciados dirigidos por profissionais da área e especialistas revistas que reúnem a comunidade de conhecimento. Nos avanços é viável identificar a distribuição territorial desigual do crescimento acadêmico da Educação Física universitária argentina, bem como medir as conquistas regionais em diversos contextos institucionais e a necessidade de lê-las em chave federal.

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