Resumo

Disponível gratuitamente no Itaú Cultural Play, o filme celebra a sabedoria e a beleza das infâncias indígenas, revelando as tradições de quatro povos originários e oferecendo um material pedagógico que inspira educadores a colocar em prática a Lei 11.645 nas escolas

Como é o cotidiano das infâncias indígenas? O que revelam meninos e meninas que vivem longe dos ritmos urbanos, aprendem com a natureza e convivem em harmonia com suas comunidades e tradições?

Essas respostas estão reunidas em “Do colo da Terra”, disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play. A câmera dos diretores Renata Meirelles e David Vêluz atua como um personagem invisível, registrando com delicadeza e sem interferências o som noturno da floresta, o fluir dos rios, as brincadeiras das crianças e os rituais sagrados dos povos Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Baniwa e Kĩsêdjê. A filmagem mostra como a infância floresce em cada território. O filme integra o projeto Território do Brincar, uma iniciativa do Instituto Alana.

 

Acessar