Resumo

O cenário camponês quilombola marcado por um conjunto de contrações se mostra vivo quando esses sujeitos lutam por condições dignas de vida, pelo direito à terra, bem como pelo esporte e lazer. Neste contexto, a pesquisa caracterizou-se por investigar espaços e práticas esportivas e de lazer, de caráter público ou privado, governamental ou não governamental, manifestadas na comunidade remanescente quilombola do América, no município de Bragança-PA que historicamente são considerados socialmente vulneráveis, e pouco têm se beneficiado das políticas públicas de esporte e lazer. Para tanto, os instrumentos metodológicos utilizados foram a entrevista com as lideranças comunitárias, a observação direta e participante e o registro imagético. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Enquanto resultados identificamos que existe um conjunto de espaços para o lazer, tais como: um lago que no período da estiagem está seco, e que além disso, a população tem utilizado pouco, porque está poluído. Há também três campos de futebol, construídos e mantidos pela comunidade. Outros espaços de lazer são os dois bares pequenos, estilo boteco. Os quintais estão presentes em todas as casas e são locais nos quais realizam várias atividades de lazer, como jogos, brincadeiras e festas. Um equipamento não especifico de lazer na comunidade é A Escola Américo Pinheiro de Brito que não foi indicada pela comunidade como espaço de lazer, mas observamos que ela é um espaço de encontro e diversão, na qual acontecem muitos eventos importantes. Para o desenvolvimento do lazer por meio de políticas públicas foram identificadas duas ações, a primeira de cunha voluntário e filantrópico, através da Pastoral da Criança (PdC) e a segunda de cunho governamental, com o Programa Mais Educação (PME). A PdC atua na comunidade em algumas ações de saúde e nesses momentos desenvolve atividades de lazer para crianças. O PME desenvolve dois projetos relacionados ao esporte e lazer, que são um projeto de dança e um projeto de capoeira na escola. Quando tratamos das atividades esportivas e de lazer identificamos um conjunto de expressões significativas por faixa etária: As crianças e adolescentes brincam de futebol em frente as casas e nos quintais e geralmente utilizam materiais da própria natureza e produtos industrializados. Identificamos diversas brincadeiras de correr, pega-pega, pique esconde, pira bujão. Os Jovens e adultos praticam futebol, inclusive há campo de futebol exclusivo para mulheres e as equipes de futebol participam de campeonatos. Todo o custo para a manutenção dos times de futebol é feito através de atividades financeiras e coleta por participante. Os Idosos pouco aparecem no discurso das lideranças comunitárias, mas geralmente está presente enquanto atividade de lazer assistir televisão e sentar em frente as casas para conversar. Identificamos que há um conjunto de atividades de esporte e lazer na comunidade, especialmente quando consideramos a juventude. No entanto, não há equipamentos públicos de esporte e lazer, como praças e quadras esportivas. Além disso, há o desenvolvimento de programas de esporte e do lazer apenas para as crianças. É necessário investimento do poder público na construção de equipamentos que possam diversificar as experiências lúdicas da comunidade, e ações que possam envolver outros segmentos sociais, especialmente os idosos. Por outro lado, apesar dessas problemáticas, identificamos que a comunidade do América é muito rica em experiências de esporte e lazer, pois há o desenvolvimento de atividades lúdicas todos os dias, basta chegar no início das manhas, ou no final das tardes e observar o quanto de movimento há naquele espaço. 

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