Resumo

O esporte como fator de desenvolvimento humano proporciona diversas aprendizagens. Este estudo, portanto, buscou analisar como as brincadeiras e jogos coletivos contribuem com a aprendizagem de modalidades esportivas coletivas e como a utilização de recursos tecnológicos contribuem com as aprendizagens. A metodologia adotada debruça-se nas estratégias de dois professores de educação física, aplicando aulas de voleibol e futsal em dois/três momentos semanais, durante 8 meses, no ano de 2018, atendendo 130 alunos/as, com idade entre 10 e 17 anos, em equipamentos educacionais e esportivos localizados em duas diferentes regiões do município de São Paulo. O caráter exploratório e qualitativo deste estudo apoia-se na pesquisa-ação, com o propósito de compreender coletivamente possíveis relações e promover mudanças nos determinados contextos. Como resultados foram observadas que as estratégias adotadas contribuem com maior participação e interação nas aprendizagens das modalidades esportivas coletivas e, a gravação, transmissão e divulgação de aulas em redes sociais possibilitaram a aproximação de familiares, novos/as alunos/as, a autoavaliação das aprendizagens e desempenhos alcançados.

Referências Bibliográficas

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