Esporte universitário: aspectos didático- pedagógicos do tênis por meio do método teaching games for understanding
Por Lorenzo Laporta (Autor), Frederico Diniz Lima (Autor), Luciane Sanchotene Etchepare Daronco (Autor), Renan Luis Schwaab (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O Esporte Universitário é um projeto de extensão institucional voltado à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Oferecendo atividades esportivas para a comunidade acadêmica, com finalidade educativa, de integração universitária, para uma vida fisicamente ativa e melhoria da saúde física e mental. O Tênis enquanto um esporte de raquete culturalmente relevante, inclui uma das modalidades do Esporte Universitário. Objetivo: Apresentar aspectos didático-pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem do tênis por meio do método de ensino Teaching Games for Understanding (TGFU). Desenvolvimento: Foram ofertadas duas turmas (iniciação e avançada), com 10 alunos cada e duas horas/aula semanais em dias diferentes da semana. Nas aulas destacaram-se a utilização das modificações por exagero e por representação enquanto princípios pedagógicos do método TGFU para tornar o jogo de tênis possível através da resolução de problemas de ordem tático-técnica advindos do próprio jogo. Ademais outros recursos materiais e metodológicos foram preconizados, as mini-redes de Tênis, para a realização de jogos reduzidos e condicionados, o método Play & Stay, especialmente desenvolvido para o Tênis com bolas de diferentes estágios em relação à velocidade, circunferência, pressurização, massa e altura do quique de rebote; e quadras de diferentes dimensões de acordo com a bola, o nível e a idade dos praticantes. Sugestões: O Tênis como esporte oportunizado em um projeto de extensão universitário promove a socialização acadêmica e a atuação pedagógica de acadêmicos durante a formação inicial. O método TGfU, possibilita a compreensão do funcionamento do jogo, especialmente para solucionar os problemas advindos da prática, enquanto os Jogos Reduzidos possibilitam a realização de aulas com maior número de alunos, participando de mais ações de jogo, solucionando mais problemas tático-técnica e consequentemente colaborando com aspectos psicossociais (motivação, ansiedade, divertimento e resposta afetiva) por meio da necessidade de uma maior interação social com os demais praticantes.