Resumo

...

O estádio foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 e já recebeu competições de atletismo, partidas de futebol e de shows históricos, como os de Black Sabbath, em 1992, e Elton John, em 1995. O local ainda serviu como hospital durante a pandemia.

Quem foi Ícaro de Castro Mello

Nascido em São Vicente, na Baixada Santista, em 1913, Ícaro de Castro Mello foi arquiteto e urbanista e atleta. Ele ingressou na Faculdade de Engenharia do Instituto Mackenzie em 1931 e, dois anos depois, transferiu-se para a Escola Politécnica da USP, a qual frequentou até a formatura em 1935.

Durante quinze anos, entre 1930 e 1945, também atuou como atleta e chegou a ser recordista sul-americano de salto em altura e salto com vara. Ícaro integrou a equipe de atletismo do Brasil na Olimpíada de Berlim, em 1936.

No mesmo ano, ele abriu seu escritório de arquitetura e uma construtora, além de atuar como arquiteto no Departamento de Educação Física e Esportes do governo de São Paulo. O escritório de Ícaro assinou projetos de edifícios e conjuntos esportivos como o Ginásio de Sorocaba, em 1950; o Ginásio do Ibirapuera, em 1952; e o Sesc Itaquera, em 1984.

Publicidade

 

Arquitetos Carlo Fongaro e Ícaro de Castro Mello trabalham na maquete do Esporte Clube Sírio, de São Paulo.

Arquitetos Carlo Fongaro e Ícaro de Castro Mello trabalham na maquete do Esporte Clube Sírio, de São Paulo. Foto: @castromelloarquitetos via Instagram

É dele também o planejamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quando o local passou por reformas para a Copa do Mundo de 2014, os filhos de Ícaro, Eduardo e Vicente de Castro Mello, foram os responsáveis pelo novo projeto.

Ícaro atuou também como professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, entre 1950 e 1956, além de participar de órgãos de classe, em defesa da regulamentação da profissão. Ele morreu em São Paulo, no ano de 1986.

Acessar