Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a evolução na perceção e utilização dos estilos de ensino de Mosston e Ashworth (2008) por professores de Educação Física, nestas últimas décadas, realizando uma análise comparativa entre docentes em diferentes ciclos da carreira e professores-estagiários. Participaram 24 professores-estagiários e 70 professores de Educação Física. Para a recolha de dados foi efetuada a tradução para língua portuguesa do questionário originalmente desenvolvido por Cothran et al. (2000) que incluía um cenário descritivo para cada estilo de ensino presente na teoria do espectro dos estilos de ensino, seguido de quatro questões em escala de likert de cinco pontos, uma sobre a experiência dos professores e três sobre as perceções dos mesmos perante cada estilo de ensino. Analisámos os dados através do IBM SPSS Statistics 27, onde começámos por calcular o coeficiente de Cronbach alpha para aferir a consistência interna do questionário. Para verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na utilização e perceção dos estilos de ensino, e em que pares de grupos se observaram essas mesmas diferenças usámos os testes de Kruskal-Wallis e MannWhitney U respetivamente. Realizou-se ainda o cálculo das estatísticas descritivas para todas as variáveis. Os resultados obtidos apontam para uma maior utilização dos estilos de ensino de reprodução entre todos os grupos de professores, destacando-se os professores com mais de 28 anos de serviço, nos estilos tarefa e comando. Quanto às perceções, verificou-se que apenas os professores-estagiários e os professores com até quatro anos de serviço docente apresentam, entre as perceções mais elevadas, pelo menos um dos estilos de produção, predominando a descoberta guiada. Concluímos que, independentemente do ciclo da carreira, mantém-se uma predominância dos estilos de reprodução, pelo que esperamos que esta realidade possa ser alterada a partir da formação inicial de professores e, especificamente, do Estágio Pedagógico, quebrando-se o ciclo de ensino tradicional e adotandose estratégias de ensino centradas nos alunos. Estes resultados são importantes já que consideramos que a escolha do estilo de ensino e a sua implementação na sala de aula estão diretamente relacionadas com a qualidade das aprendizagens dos alunos nas aulas de Educação Física.

Acessar