Resumo

A organização das estratégias comunicativas utilizadas pelos professores de Educação Física dentro do contexto escolar é de grande importância no processo de inclusão do aluno surdo. A discussão sobre as formas de comunicação utilizadas entre surdo-surdo e ouvinte-surdo apontam a efetividade da LIBRAS como linguagem e instrumento de interação social. Assim, a Educação Física, como componente curricular da educação básica, não pode ausentar-se do processo de inclusão. Deste modo, o estudo objetivou analisar as estratégias comunicativas dos professores de Educação Física para a inclusão do aluno surdo dentro do ensino regular, verificando suas contribuições no processo inclusivo. O estudo caracteriza-se como pesquisa de campo descritiva e de natureza qualitativa, realizada através do uso de questionário, assumindo forma de levantamento de dados. A amostra foi composta por 10 professores atuantes com alunos surdos na educação básica do ensino regular de uma cidade de grande porte no norte do Paraná. Os dados coletados foram organizados em categoria de respostas, tratados de forma qualitativa, analisando o conhecimento dos professores em relação aos sinais da LIBRAS. Os dados coletados no estudo foram analisados e confrontados com referencial teórico da área. Os resultados apontam que as ações e estratégias comunicativas utilizadas nas aulas de Educação Física são limitadas e não favorecem o processo de inclusão do surdo.

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