Resumo

Objetivo do estudo: Pretendeu-se por meio deste estudo demonstrar como é realizado o marketing esportivo pelos tempos do Agreste de Pernambuco.
Metodologia / abordagem: Para esta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual o corpus foi interpretado por meio da análise de conteúdo.
Originalidade / Relevância: As pesquisas acerca do tema em pauta têm sido desenvolvidas em sua maioria no Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as associações praticadas locais do marketing esportivo ainda são incipientes na literatura. Por isso, busc-se contribuir ao campo científico do marketing esportivo ao analisar os clubes de um contexto local, mas com trajetória consolidada.
Principais resultados:Foi possível notar que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda se encontra incipiente, especialmente porque eles adotam as limitações de marketing, apesar de possuírem uma longa trajetória.
Contribuições teóricas / metodológicas:Destaca-se como uma das principais contribuições teóricas a exposição da realidade de clubes de futebol que estão à margem dos principais centros futebolísticos do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, ele é relevante para o futebol brasileiro. Evidencia-se, nesse sentido, que, apesar de a literatura apontar a figura do fã como central para o marketing esportivo, na realidade estudada o foco reside nos patrocinadores. Diante disso, a relação clube-torcedor parece não ser o foco das estratégias adotadas pelos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador.
Contribuições sociais / para a gestão: Destaca-se como forma de maximizar as receitas dos clubes a utilização de metodologias de gestão de relacionamento com o cliente a fim de prover estratégias que visem o alcance dos fãs para os reter e atrair novos.

Acessar