Estratégias para trabalhar com alunos com TDAH na Educação Física. Revisão bibliográfica
Por Cristian Marcelo Vásquez Pilicita (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 321, 2025.
Resumo
A Educação Física (EF) fornece uma plataforma essencial para que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) desenvolvam habilidades físicas, sociais e cognitivas. No entanto, as características únicas do TDAH, como desatenção, hiperatividade e impulsividade, representam desafios. Este estudo tem como objetivo revisar estratégias eficazes que professores de educação física podem empregar para melhorar a experiência de aprendizagem de alunos com TDAH. As principais estratégias incluem a implementação de rotinas estruturadas e previsíveis, que ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar a concentração. Além disso, incorporar atividades curtas e variadas pode resolver os curtos períodos de atenção típicos de alunos com TDAH. Pausas e atividades físicas intercaladas com aulas podem ajudar a controlar a hiperatividade e melhorar a concentração. O uso de recursos visuais e demonstrações práticas pode acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem e melhorar a compreensão. Além disso, a colaboração com profissionais de educação especial e a comunicação regular com os pais podem fornecer informações sobre as necessidades e o progresso de cada aluno. Criar um ambiente de apoio e inclusivo é essencial, pois promove relacionamentos entre colegas e minimiza o estigma. Por meio da compreensão e da adaptação, os professores de educação física podem ter um impacto positivo significativo nas experiências educacionais de alunos com TDAH.
Referências
Boon, HJ (2020, agosto). O que os estudos de neuroimagem do TDAH revelam para professores, educadores de professores e até mesmo para a educação? No Fórum de Cuidados Infantis e Juvenis (Vol. 49, pp. 533-561). Springer EUA.
Bores-García, D., Palacios-Ceña, D., Jiménez-Antona, C., & Marconnot, R. (2024). O significado da prática da educação física em alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Pesquisa trimestral para exercício e esporte, 95(3), 1-8. https://doi.org/10.1080/02701367.2023.2294097
Cabral, MDI, Liu, S., & Soares, N. (2020). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: critérios diagnósticos, epidemiologia, fatores de risco e avaliação em jovens. Pediatria translacional, 9(Supl 1), S104. https://doi.org/10.21037/tp.2019.09.08
Cojocaru, AM, Bucea-Manea-Țoniș, R., Jianu, A., Dumangiu, MA, Alexandrescu, LU, & Cojocaru, M. (2022). O papel da educação física e do esporte na sociedade moderna apoiado pela IoT, uma perspectiva do aluno. Sustentabilidade, 14(9), 5624. https://doi.org/10.3390/su14095624
Costa, CR, Moreira, JCC, & Seabra Júnior, MO (2015). Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para ensinar alunos com TDAH em salas de aula de educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, 21, 111-126. https://www.scielo.br/j/rbee/a/bv9tRkHHtGWrHqp9KXhS7Bw#
Português DuPaul, G.J., Gormley, M.J., & Daffner-Deming, M. (2022). Intervenções escolares para alunos do ensino fundamental com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Clínicas Psiquiátricas Infantis e Adolescentes, 31(1), 149-166. https://doi.org/10.1016/j.chc.2021.08.003
Griban, GP, Tymoshenko, O., Arefiev, V., Sushchenko, L., Domina, Z., Malechko, T., Zhuravlov, IG, Tkachenko, PP, Baldetskiy, AA, & Prontenko, K. (2020). O papel da educação física na melhoria do estado de saúde de estudantes de grupos médicos especiais. Wiadomości Lekarskie, 73 (6), 534-540. https://doi.org/10.36740/WLek202003125
Grimm, O., Kranz, T.M., & Reif, A. (2020). Genética do TDAH: o que o clínico deve saber? Relatórios de psiquiatria atuais, 22(1), 1-8. https://doi.org/10.1007/s11920-020-1141-x
Habyarimana, JDD, Tugirumukiza, E., & Zhou, K. (2022). Educação física e esporte: a espinha dorsal de toda a comunidade no século XXI. Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, 19(12), 7296. https://doi.org/10.3390/ijerph19127296