Resumo

Este estudo pretendeu analisar os efeitos da participação em jogo dos alunos (tempo de participação, envolvimento no jogo, taxa de participação) e do con - texto de prática (tarefas de equipa e tarefas de competição) no desenvolvimento da performance durante duas unidades de jogos de invasão (andebol e fute - bol). Ao longo de 13 semanas de aulas de educação física, vinte e quatro alunos foram avaliados durante a prática de formas de jogo 3 x 3 em tarefas de equipa e de competição. O nível de desempenho dos participantes foi avaliado no início (pré-teste) e no final (pós-teste) de cada unidade curricular. As diferenças en - tre a participação em jogo dos alunos e o desenvolvimento do seu desempenho foi aferida através de t-test de medidas repetidas. Coeficientes de correlação de Pearson foram calculados para a analisar a relação entre as variáveis de desempenho e de participação. Os resultados demonstraram um maior desen - volvimento do desempenho na unidade de futebol, e um equilíbrio do tempo de participação dos alunos em tarefas de equipas e de competição. Variáveis as - sociadas à participação evidenciaram níveis de correlação semelhante com o desenvolvimento do desempenho desportivo. Tais resultados suportam a prem antes (minutos no terreno), dentro de tarefas baseados no jogo. Futuros estudos devem investigar a participação consecutivas dos alunos ao longo de diferentes categorias de jogos (e.g., rede/parede) na tentativa de perceber os possíveis efeitos de participação no modelo de educação desportiva em alunos com difer - entes características (e.g., nível de habilidade).

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