Resumo

A presente dissertação opera com oficinas de jogos digitais que requerem movimento do corpo humano para interação com o jogo –exergames –no âmbito da saúde mental. Dessa forma, temos como objetivo geral cartografar os processos de interação estabelecidos por pessoas adultas em sofrimento psíquico com os exergames, a partir da realização das oficinas terapêuticas em CAPS da cidade de Maceió. Já como objetivos específicos, temos: identificar de que forma as oficinas potencializaram as relações entreos oficinandos durante as oficinas e verificar como se dá o acoplamento sujeito-máquina na interação dos oficinandos com os exergames. Para tanto, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa-intervenção, apoiando-se no método da cartografia. Os dados foram analisados e discutidos a partir de dois marcadores: “conectar-se com o outro” e “acoplamento”. As oficinas com os exergames se mostraram como uma potente ferramenta para pôr em prática atividades engajadoras, pois, quando realizadas em grupo, evidenciaram a questão da construção coletiva de saberes, bem como a seu compartilhamento, potencializando as relações e proporcionando novas experiências às pessoas em sofrimento psíquico

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