Resumo

Com os avanços da tecnologia surgiu uma nova classe de jogos eletrônicos denominada Exergames, que pode ser uma grande ferramenta a ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem das aulas de Educação Física escolar, esses jogos proporcionam ao usuário uma experiência de realidade virtual que estimula o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras. O objetivo deste estudo é verificar se a utilização dos Exergames pode proporcionar a promoção da saúde e uma maior interação dos alunos nas aulas de Educação Física. Este estudo se justifica por buscar trazer ao conhecimento das escolas e dos professores uma maneira alternativa de buscar uma maior interação dos alunos nas aulas de Educação Física utilizando a tecnologia a seu favor. O presente estudo se trata de uma revisão literária, que está em fase inicial de coleta de dados a partir da busca de artigos na plataforma de pesquisa do google acadêmico, estão sendo incluídos na amostra, como critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema, usando os seguintes descritores Exergames, saúde e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Foram encontrados muitos artigos que atenderam aos descritores citados. A mesma possui corte transversal e análise qualitativa dos dados, a primeira análise foi feita mediante aos objetivos, resultados e conclusões de trabalhos científicos encontrados e que tem como tema a utilização dos Exergames para a promoção da saúde e aprendizagem no ambiente escolar, já a segunda análise foi feita mediante uma maior participação dos estudantes nas aulas com utilização de Exergames. Os Exergames auxiliam no processo de aprendizagem no ambiente escolar, além de desenvolver nos alunos aspectos físicos, psicológicos e também promovem um maior envolvimento nas práticas de atividades físicas. Conclui-se que os Exergames são grandes aliados dos professores nas aulas de Educação Física, por proporcionarem uma vivência da atividade física através de jogos que simulam diversas atividades como esportes, danças e lutas, estes utilizam da diversão interativa para promover a participação nas aulas de Educação Física escolar e integrar praticas para um desenvolvimento saudável.

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