Experiência do programa de educação tutorial (pet) educação física e a lazer no âmbito da pesquisa, ensino e extensão
Por Luiza Soares Amaral (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Ao longo dos anos o PET – Educação Física e lazer cresceu, não somente no número de bolsistas e no volume de ações, mas também na qualidade das propostas implementadas. Um dos pioneiros da UFMG com característica temática, o PET – Educação Física e Lazer, desde então, vem possibilitando um diálogo interdisciplinar que se inicia pela relação do lazer com a área da Educação Física, mas que estabelece ações e parcerias com diferentes campos do conhecimento. Nesse sentido, destacamos a compreensão do lazer como um campo multidisciplinar, que possibilita a concretização de propostas interdisciplinares, por meio da participação de profissionais com diferentes formações. Essa questão é decorrente da associação do lazer com às atividades físicas e esportivas, o que possibilita a apropriação de um amplo mercado de trabalho que se abre a cada dia. Em muitos casos essas possibilidades são desenvolvidas em conjunto com o campo do esporte, tendo em vista que essa manifestação é uma importante expressão do lazer dos brasileiros, conforme constato na pesquisa desenvolvida pela UFMG (ISAYAMA, STOPPA, 2017). O objetivo desse trabalho é relatar as experiências do grupo PET Educação Física e Lazer da UFMG, no planejamento, execução e avaliação de atividades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão universitária. No contexto desse grupo, no ano de 2024, temos realizado as seguintes atividades de pesquisa, ensino e extensão: 1 – Pesquisas sobre os/as egressos/as do PET Educação Física e lazer tendo como referências dois debates principais: a trajetória profissional desses egressos/as e sua inserção no mercado de trabalho, bem como a do grupo a partir do diálogo com os/as formados/as pelo Programa; 2 – PET Debate, ação que em 2024, teve como enfoque o encontro com 8 grupos de pesquisa sobre o lazer existentes na EEFFTO/UFMG. Encontros foram abertos a toda a comunidade acadêmica, inclusive de outras unidades da UFMG; 3 – Colônia de férias, que é uma ação de extensão realizada para a comunidade da UFMG e que atende crianças, jovens e adultos a partir do desenvolvimento de ações de lazer que envolvem os diferentes conteúdos culturais vivenciados nessa esfera; 4 – “Tô de Boa, Tô no Campus”, vivências de lazer desenvolvidas como parte da Programação do projeto Domingo no Campus da PROEX/UFMG; 5 – Semana do Servidor e Semana da Criança, atividades em programações que acontecem durante os eventos; 6 – Recepção dos Calouros, ações que integram o acolhimento dos alunos no início de cada semestre letivo; 7 – Organização do XVIII Encontro Internacional Científico Otium /III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer, evento iberoamericano que tem o PET como um dos parceiros para sua realização. Essas atividades tem possibilitado uma formação diversificada e ampliada para um grupo de 12 bolsistas financiados pelo SESU/MEC e que buscam articular ensino, pesquisa e extensão, bem como ações articuladas entre graduação e pós-graduação.