Integra

INTRODUÇÃO:

Existe uma dificuldade de identificar e quantificar o desempenho físico do velejador e suas exigências fisiológicas, variáveis como: tipo de embarcação, papel desenvolvido a bordo, tipos de fluidos a que é submetido à embarcação (ar e água) - em contínuo estado de variação, são determinantes do desempenho. Isto explica a dificuldade de realização de trabalhos científicos com abordagem fisiológica neste esporte. O presente estudo teve como objetivo examinar o comportamento da FC dentro das faixas dos limiares de 2 e 4mmols de [la] (L2 e L4) em velejadores da classe Laser durante uma regata.

METODOLOGIA:

A amostra foi constituída por dois velejadores A e B da classe Laser, de nível internacional, com idade de 23/28 anos, 1,74/1,83m de estatura, 84/85kg de massa corporal e de 8,7/5,0 de % de gordura. Estes atletas foram submetidos a um teste progressivo contínuo em esteira. A FC foi registrada ao final do minuto em cada estágio através de um freqüencimetro cardíaco. Amostras sangüíneas do lóbulo da orelha foram obtidas quando o avaliado atingiu: 1) FC ³ a 150bpm, e 2) FC ³ a 170bpm. Posteriormente, foram determinadas as cargas e respectivas FC em L2 e L4 (FC2 e FC4). As coletas na regata foram realizadas em situação de competição. A força dos ventos variou entre 10 e 13 nós, sendo monitorada a FC durante toda a realização da mesma. Foram determinadas três zonas metabólicas: a) valores de FC menores que FC2 (< FC2), b) > FC4 e c) entre FC2 e FC4. Em seguida foi feita a determinação do tempo e % do tempo que o velejador permanecia em cada faixa de intensidade.

RESULTADOS:

O velejador A apresentou FC2A= 152bpm e FC4A = 166 bpm. Para o velejador B a FC2B= 149bpm e FC4B=179bpm. Os valores médios de FC dos velejadores durante a regata foram: FCA = 153 ± 24,5 bpm (95 - 187 bpm) e FCB = 133 ± 17,9 bpm (92-169 bpm).

CONCLUSÕES:

Na observação das atividades dos velejadores na regata, percebeu-se que o velejador A, desenvolveu uma maior quantidade de manobras na regata que o B, e que a exigência fisiológica durante as ações de navegação no Laser são de baixa a moderada intensidade, sendo que as mesmas parecem estar em função do tipo de atividade desenvolvida durante a prova.