Resumo

Os modelos de desenvolvimento de atletas priorizaram experiências esportivas, incluindo eventos. Supõe-se que a variedade de acontecimentos incute a vivência de situações paradoxais, importantes na permanência no esporte e/ou na vida ativa. Este artigo discute a percepção da experiência vivida por crianças em duas modalidades de ginástica para todas as provas com vieses diferentes: uma competitiva e outra demonstrativa. Com base em pesquisa qualitativa, foram entrevistadas 29 crianças por meio de Grupos Focais (n=8) e a análise dos dados por meio de Análise Temática. Além disso, foram consideradas para triangulação notas de campo de 4 treinadores e narrativa reflexiva do entrevistador do Grupo Focal. Dois temas foram destacados: a. aspectos intersubjetivos e b. interrelações. Esses temas foram abordados em ambos os eventos em maior ou menor grau. No item a, o comprometimento, os componentes estéticos e a ansiedade estiveram presentes em ambas as provas, mas a superação e o nervosismo tiveram maior destaque na competição. No item b, ficou evidente a importância do outro/grupo, mais pela apresentação do que pelo tipo de evento. Reconhecer o viés esportivo de uma prática é, portanto, promover eventos de diversas naturezas, pois os praticantes podem presumir alto rendimento ou uma vida ativa por meio do esporte.

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