Resumo

A temática envolvendo a formação e o trabalho docente no ensino superior, tem sido recorrente nos debates acadêmicos, em especial, no período pós década de 1980. Nesse período, apontamentos sobre a má formação do professor obtida nos cursos superiores se tornaram frequentes e os dados das avaliações externas levaram instituições universitárias a investirem na formação do formador e na construção de novas práticas docentes. Diante disso o objetivo deste trabalho é conhecer o perfil profissional dos docentes e as ações formativas mais utilizadas por eles nos cursos de Educação Física que apresentaram maiores notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2013 e 2014. Para tanto utilizou-se, para levantamento de informações, questionário Google Docs com 4 questões abertas e 19 fechadas. A amostra foi composta por 72 docentes que ministram aulas em cursos de Educação Física em Instituições de Ensino Superior classificadas, segundo os critérios de avaliação nacional, com Conceito de Curso 4 ou 5. Os dados indicam que a maioria dos docentes atuam em Universidades, possuem titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu e têm entre 6 a 15 anos de experiência no ensino superior. Valorizam e utilizam como ações formativas as metodologias ativas e ações relacionadas ao futuro campo de atuação profissional. As metodologias passivas são menos empregadas e entendidas como de menor potencial formativo, ainda assim, são utilizadas na formação. Embora os indicadores isoladamente não assegurem boa formação, as estratégias utilizadas são parâmetros a considerar quando se analisa o processo de constituição do profissional.

Referências

Alves, L.P., e Anastasiou, L.D.G.C. (2005). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Editora UNIVILLE.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

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