Editora Atena. Brasil 2023. 105 páginas.

Sobre

O lazer é geralmente entendido como um fenômeno moderno, produzido no bojo das transformações instauradas pela Revolução Industrial inglesa no transcurso dos séculos XVIII-XIX. Seguindo esta premissa, muitas pessoas consideram que o “tempo” é uma categoria definidora do lazer. Daí decorre, por exemplo, a visão de lazer como um tempo livre, disponível ou conquistado sobre o trabalho, ou, ainda, como um conjunto de atividades recreativas encarregadas de preenchê-lo com intencionalidades diversas: seja para exercer a liberdade pessoal ou para promover o controle social, por exemplo. 
Obviamente, o lazer pode ser compreendido como uma esfera relacionada ao trabalho, com o qual estabelece contraditórias e íntimas relações. No entanto, é problemático quando o lazer pensado e vivido é subjugado ao trabalho e reforça matrizes eurocêntricas – é como se ele não tivesse sentidos e significados próprios, tampouco outras possibilidades de interpretação e de contextualização.
Um dos propósitos deste livro é discutir, de modo geral, a lógica que sustenta as abordagens de lazer circunscritas à modernidade e ao trabalho produtivo, uma vez que elas levam em conta apenas determinados contextos e práticas sociais. Este desafio começa a ser enfrentado nos capítulos que compõem esta obra, que, no entanto, está longe de esgotar o assunto.
A alquimia do lazer é essa: ao invés de transformar metais em ouro, ela é a metáfora da transformação da lógica hegemônica que sustenta os estudos sobre o tema para que o lazer seja assimilado e desfrutado com outros sentidos. Um dos elementos que podem contribuir com esta alquimia é a concepção de lazer que guia as reflexões propostas neste livro: o lazer é uma necessidade humana e um componente da cultura que possibilita a fruição da vida social cotidiana. Por isso, a expressão latina frui vita foi escolhida como título deste livro. Afinal, essas duas singelas palavras inspiram algo grandioso: desfrutar a vida.
Espero que a leitura deste livro seja proveitosa e instigue o seu pensar crítico sobre o lazer. Ele reúne as principais ideias que venho sistematizando ao longo de minha jornada como docente e pesquisadora, e muitas delas são compartilhadas em salas de aula, eventos dos quais participo e publicações sobre o lazer.
Espero que nas páginas que se seguem você encontre elementos para abraçar a alquimia do lazer enquanto fruição da vida.

Belo Horizonte/Barcelona, 23 de maio de 2023.
Christianne Luce Gomes

Acessar