Resumo

O futebol mexe com o imaginário de todos. Dentro da imensa diversidade cultural brasileira, o esporte é um patrimônio, um produto, do ponto de vista sociológico, da cultura do país. Nesse sentido, usufruindo da importância que o esporte tem, a Publicidade se apresenta como propulsora na criação de ídolos. A comunicação se desenha através de uma narrativa repleta de feitos admiráveis, onde atletas despontam como seres superiores aos demais humanos comuns e, diante de todo esse enfoque, alguns esportistas acabam alcançando o status de mitos responsáveis por atingirem grandes feitos. Sob esse prisma, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a construção publicitária e mítica de jogadores de futebol, ao mesmo tempo em que se propõe a concepção de um método que una perspectivas publicitárias e míticas e que possibilite, através dele, a análise de peças midiáticas. Sendo assim, esta pesquisa estrutura-se através do modelo escandinavo, constituída, inteiramente, por artigos. Para compô-la, são apresentados, destarte, quatro trabalhos sendo que, ao fim dos estudos, entende-se que o discurso midiático utilizado constrói narrativas que buscam consolidar o futebol como esporte espetáculo, ao mesmo tempo em que legenda seus atletas, transformando-os, através de suas sentenças, em mitos potencializadores de momentos épicos. Ainda, desenvolveu-se a Análise Publimítica, formada pelos eixos Publicidade e Mito, tendo em sua estrutura, respectivamente, os tópicos Persuasão, Propósito e Público-alvo e Relevância social, Imaginário e Representação.

Acessar