Resumo

Oportunidades de iniciação no futebol apresentam possibilidades e desafios tanto na promoção do desenvolvimento e bem-estar integral quanto no ensino de habilidades transferíveis para outros esportes coletivos e de competências para a vida. Em projetos de extensão universitária, soma-se aos obstáculos fatores como periodicidade de uma sessão semanal, rotatividade e heterogeneidade dos participantes. Visando servir com excelência, tais demandas requerem a busca e aplicação de fundamentações teóricas consistentes e estratégias metodológicas inclusivas e adaptáveis, proporcionando aulas enriquecedoras e abrangentes para todos. Objetivo: Analisar a aplicação de um método de ensino de futebol, na perspectiva lúdica de participação, para a turma sub8 do Projeto Futebol Escola da UNESP Bauru. Desenvolvimento: Baseados na pedagogia não-linear e na dinâmica ecológica, privilegiando como conteúdo de ensino os princípios operacionais e do centro de jogo, cinco graduandos em Educação Física reuniram-se semanalmente, de março a junho de 2024, para estudo, avaliação e planejamento das aulas, estruturadas em roda de conversa inicial, primeira atividade (jogos técnicos e conceituais), segunda atividade (jogos conceituais) e roda de conversa final. Treze aulas de 90 minutos foram ministradas, com participação média de 11 crianças de 6 a 8 anos. Na prática pedagógica, priorizou-se: designs representativos, simplificação de tarefas, divisão em subgrupos de aprendizagem, manipulação de restrições, descoberta guiada e proposição de questões reflexivas. Situações de conflito e desequilíbrio emocional foram gerenciadas em grupo e aproveitadas para introduzir noções básicas sobre emoções. Recorrentes relatos dos alunos e familiares expressaram contentamento, satisfação, melhora na auto percepção emocional e nas habilidades básicas do futebol. Sugestões: O alinhamento teórico-prático numa equipe de educadores pode contribuir para potencialização do processo pedagógico de ensino no futebol infantil. Autorreflexões frequentes e sensibilidade aos alunos, seguidas por readequações metodológicas, aumentam o aproveitamento das aulas. Incentivar compartilhamentos de aprendizados e experiências favorece o engajamento e a retenção da aprendizagem.

Acessar