Resumo

O presente trabalho diz respeito a um trabalho pedagógico que teve como tema o futebol, tecido entre os anos de 2019 e 2020, momento pré-pandemia, numa unidade educacional pertencente à rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. As intenções da tematização foram: analisar a ocorrência social do futebol na nossa comunidade; identificar as subjetividades autorizadas, ou melhor, as não autorizadas a jogarem. O trabalho buscou dar notoriedade às vidas negras trabalhadoras periféricas que o produzem no território onde a escola está inserida. Também se debruçou sobre as violações e automutilações que a subjetividade negra teve de promover para adentrar ao mundo do futebol nos seus primórdios.  As vivências se arriscaram a desnaturalizar a estrutura consolidada que empurra determinados sujeitos para a condição de espectador, enquanto outros degustam do privilégio de ocupar o espaço delimitado pelas quatro linhas. Portanto, os encontros diários com os/as estudantes fizeram emergir novos conhecimentos e afetos sobre o tema em tela, de modo a possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos.

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