Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os recursos de convencimento empregados nas propagandas de cervejas e sua relação com a prática e ou assistência aos espetáculos futebolísticos. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo baseado na coleta e análise de comerciais de cerveja divulgados pela mídia televisiva com menção à prática e ou assistência ao futebol. Foram analisados três comerciais de cerveja veiculados na mídia em período que antecede importantes eventos de futebol sediados no Brasil. A análise das imagens das propagandas foi feita com base na teoria da análise do discurso e semiótica de Barthes (1990), pautando-se em dois signos, linguístico e figurativo. O torcedor dos times e da seleção brasileira de futebol torna-se principal alvo das campanhas publicitárias, que ganham intensidade com a aproximação dos megaeventos, fortalecendo assim a contraditória relação entre futebol e cerveja.

Referências

BARTHES, R. A retórica da imagem. In: ______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 27-43.

BARTHES, R. Elementos de semiologia. Tradução de Isidoro Blikstein. 16. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.

BICALHO, V.C.; BERG, M.B. A constituição discursiva e argumentativa da linguagem persuasiva de publicidades de cerveja: a relação entre registros icônicos e verbais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 12. s/d. Anais... Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Juiz de Fora, s/d.

ECO, U. A estrutura ausente. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.

ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

GASTALDO, É.L. A nação e o anúncio: a representação do “brasileiro” na publicidade da Copa do Mundo. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

______. Pátria, chuteiras e propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: Annablume; São Leopoldo: Unisinos, 2002.

GODOI, M. R. Futebol, paz e guerra: sentidos dissonantes nos discursos de duas peças publicitárias no ano da Copa 2010. Revista da Educação Física, Maringá, UEM, v. 22, n. 3, p. 373-385, 2011.

GUTIERREZ, G.L. Lazer e prazer: questões metodológicas e alternativas políticas. Campinas: Autores Associados, 2001.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Tradução Marine Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996.

PRIMO, A. Existem celebridades da e na blogosfera? Reputação e renome em blogs. Líbero, São Paulo, FCL, v. 12, n. 24, p. 107-116, dez. 2009.

PRONI, M. W. Brohm e a organização capitalista de futebol. In: PRONI, M. W.; LUCENA, R. F. (Org.) Esporte história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 31-62.

REIS, H. H. B. Espetáculo futebolístico e violência: uma complexa relação. In: DAÓLIO, J. (Org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2005. cap. 5, p. 105-130.

REIS, H.H. B.; ESCHER, T. A. Futebol e sociedade. Brasília: Liber Livro, 2006.

REIS, H.H; ROMERA, L.A. O uso de álcool, futebol e torcedores brasileiros. Motriz, Rio Claro, UNESP, v.15 n. 3, p. 541-551, jul./set. 2009.

ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ROMERA, L. A. Juventude, lazer e uso abusivo de álcool. 2008. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

SOUZA, S.M.R.; SANTARELLI, C.P.G. Análise da imagem publicitária: revisão de alguns modelos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29. 2006, Brasília. Anais...São Paulo: Intercom, 2006.

SPINK, M.J. Aventura, liberdade, desafios, emoção: os tons do apelo ao consumo do risco-aventura.

Acessar