Resumo

Este estudo discute os desafios e possibilidades de intervenção durante a pandemia na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Argumentamos que documentar as experiências dos professores é crucial para ampliar as discussões e fornecer suporte teórico relevante para os aspectos científicos, acadêmicos, profissionais e gerenciais das atividades psicomotoras nas escolas. Consequentemente, o objetivo deste estudo foi apresentar uma proposta educacional lúdica para aulas de educação física, adaptada devido à pandemia de Covid-19. Este trabalho propõe o desenvolvimento de atividades de educação física adaptadas conforme recomendações para a retomada das atividades escolares durante a pandemia da Covid-19. Seguindo as etapas de desenvolvimento motor de Le Boulch, foram desenvolvidas e implementadas aulas temáticas com brinquedos cantados nas turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de uma escola particular de Niterói – Região Oceânica, Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza abordagem de relato experiencial, com o objetivo de relatar de forma sistemática e contextual as experiências do pesquisador. A descrição das atividades inclui domínios de conteúdo, habilidades psicomotoras e os recursos necessários para sua implementação. Devido à pandemia, foram observadas medidas de segurança como manter distância de 2 metros entre as crianças, uso obrigatório de máscara e uso de álcool em gel antes e depois da intervenção/aula. As crianças demonstraram envolvimento com as atividades propostas, indicando grau de adesão à prática. Além disso, notou-se o respeito às regras e às diversas formas de expressão, sugerindo aprendizagem além das capacidades físicas e das habilidades psicomotoras, incluindo empatia, autocontrole, controle inibitório e autoconfiança.

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