Resumo

Por meio das teorias de Pierre Bourdieu vinculadas ao campo social, é possível compreender a política, o esporte e a gestão dos esportes como campos distintos, que se integram para dar origem a um subcampo destas áreas: as políticas públicas de esporte lazer. O objetivo deste trabalho é identificar a importância da gestão esportiva e das políticas públicas de esporte e lazer para o fomento ao habitus das práticas corporais de praia, entendendo estas como expressão máxima da identidade dos agentes sociais deste campo. Não obstante, é preciso reconhecer que as práticas corporais realizadas nas regiões praianas constituem habitus próprio em um campo específico: o campo praiano. Este ensaio é parte integrante de um projeto de doutorado em curso, na área de Ciências do Exercício e do Esporte, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa mista, cujos instrumentos serão triangulados para identificar as políticas públicas de esporte e lazer presentes na Região dos Lagos, relacionando-as ao habitus esportivo praiano e o protagonismo comunitário originado a partir do currículo escolar local. As políticas públicas inseridas no campo do esporte e lazer são recentes e, de igual maneira, a gestão esportiva neste campo ainda é bastante incipiente. A escassez dos recursos financeiros está presente, quase sempre, nos discursos da gestão esportiva, como forma de justificar as diminutas ou insustentáveis políticas públicas destinadas à área. Entretanto, muitas outras razões justificam a ineficiência ou inexistência de programas voltados, sobretudo, para o esporte educacional e/ou esporte-participação, podendo considerar o viés mercadológico do esporte no Brasil, a corrupção na área e a falta de gestores esportivos nestes programas como sendo algumas destas razões. Por outro lado, ao levar em conta o habitus local, políticas que considerem importante o protagonismo comunitário, gestores qualificados e programas eficientes, têm-se no campo esportivo praiano elementos suficientes para impactar na qualidade de vida, na educação, no lazer e, até mesmo, no esporte de alto rendimento, ainda que indiretamente.

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