Resumo

Introdução – A gestão escolar tem como foco possibilitar que as instituições tenham condições para realizar seu papel educativo com êxito, garantindo a aprendizagem contínua do estudante. Para isso, é necessário que o gestor tenha claro o papel das disciplinas que compõe o currículo, e especificamente, da educação física escolar. Objetivos – Analisar a compreensão dos gestores das escolas estaduais do Paraná com relação ao papel da educação física, assim como as concepções sobre atividade física, educação física e esporte no contexto escolar. Revisão de literatura – A gestão educacional ganhou espaço e status na literatura a partir da década de 1990, ao se disseminar o discurso a respeito da necessidade de um sistema de orientação, organização e mobilização de pessoas e processos educacionais, a fim do bom funcionamento, desenvolvimento e qualidade do ensino e ambiente escolar (LUCK, 2007). É necessário apontar e esclarecer questões básicas de organização para que as ações sejam claras, consistentes e efetivas no direcionamento educacional. Conforme Silva (2010) a educação física tem sido trabalhada de maneira equivocada na escola, não atendendo aos objetivos educacionais, o que pode estar relacionado ao processo de gestão escolar, da disciplina e com a compreensão da educação física enquanto componente curricular. Material e Método – Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo, realizada nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Paraná, contemplando todas as suas regiões administrativas. De cada NRE foram selecionadas duas escolas a partir do procedimento amostral não probabilístico intencional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 64 gestores, de forma presencial, a partir da adaptação do instrumento da Unesco (2015) para análise de gestão em educação física de qualidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com a utilização do software IRAMUTEQ. Resultados e Discussão – Os gestores não possuem clareza quanto ao papel da educação física escolar. Isso pode estar relacionado à educação física ser considerada, principalmente, por aqueles que não possuem formação na área, como “terra de ninguém”, onde seu próprio objeto de estudo se perde em meio a várias abordagens e tentativas de identificação com outras áreas, desconsiderando a sua legitimidade dada pela sua construção histórica. Os gestores também não possuem clareza sobre as distinções entre atividade física, educação física e esporte o que pode influenciar na qualidade das ações propostas pela equipe gestora no espaço escolar, uma vez que, a gestão e o ensino são processos que interagem para a eficácia escolar (SOARES, 2007). Conclusão – Concluímos que se o gestor que não tem clareza sobre estes conceitos poderá, por exemplo, “esportivizar” as iniciativas propostas de modo que as relações entre a Educação Física como componente curricular e outras ações da área caminhem em sentidos contrários. Portanto, o gestor possui um papel fundamental no direcionamento das ações no contexto escolar. Assim, é necessário que ele tenha claro o papel das disciplinas curriculares, neste caso específico da educação física, para direcionar o processo de gestão voltado ao alcance dos objetivos educacionais.