Resumo

Este trabalho teve como objetivo estruturar uma proposta de Ginástica Rítmica Desportiva a partir de uma visão "Popular" de esporte. Inicialmente é descrita a história da Ginástica Rítmica Desportiva no mundo no Brasil e as circunstancias nas quais este esporte foi introduzido na cidade de Piracicaba, ao mesmo tempo em que é traçado um paralelo entre o momento passado e momento presente desta modalidade, considerando o momento histórico desportivo da mulher. Em razão das atividades esportivas serem iniciadas primordialmente numa faixa etária coincidente com o período escolar, apresentamos uma fundamentação teórica do desenvolvimento infantil com ênfase nos aspectos neu-funcionais afetivo-sociais e da motricidade. A fim de diagnosticar o atual estágio de desenvolvimento da Ginástica Rítmica Desportiva enquanto conteúdo curricular e propostas de extensão nas universidades brasileiras, foi aplicado um questionário com esta finalidade, cujos resultados demosntraram que a ginástica Rítmica desportiva é entendida como esporte de rendimento, inexistindo propostas que visem a popularização do mesmo. Como methodologia optou-se pela pesquisa descritiva, com recursos de estudo de caso e documental, de acordo com Rudio (1991). Portanto, a partir dos dados obtidos pudemos constatar que o principal objetivo deste trabalho consiste na formulação de uma proposta inovadora, ou seja, a Ginastica Rítmica Desportiva "Popular". Neste sentido não desejamos responder e/ou apresentar soluções milagrosas as indagações e inquietações que no momento se praticam em relação à Educação Física, mas nos propomos oferecer uma visão "Popular" de atividade na área estruturando um conteúdo programático com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criança, que propicie novas experiências de movimentos (do natural ao construído), que desperte a criatividade através do "conhecer lúdico" da Ginástica Rítmica Desportiva, e que seja de baixo custo financeiro e de fácil organização para as escolas.

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