Resumo

A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade rica em possibilidades, expressividade e versatilidade de movimentos, porém extremamente técnica e normatizada quando vivenciada no alto rendimento. Na realidade educacional, surge na cultura corporal do movimento como uma prática passível de transformações e capaz de proporcionar aos praticantes produção de conhecimento sobre si e sobre as relações com os outros e com o mundo. Buscando ultrapassar a tecnicidade evidenciada nas exibições competitivas de rendimento, este estudo busca investigar as contribuições dos jogos e brincadeiras nas aulas de iniciação esportiva em Ginástica Rítmica em escolares da rede municipal de Macaíba-RN, integrantes do projeto social “Jovem Promessa da Ginástica”; caracteriza-se na abordagem qualitativa, método descritivo, com utilização do instrumento questionário, através da entrevista semiestruturada; os dados foram analisados de forma interpretativa, com diálogo constante com os referenciais pertinentes à temática. Os resultados revelaram que a utilização da ludicidade nas aulas de iniciação esportiva em Ginástica Rítmica possibilita aos profissionais que vivenciam a modalidade uma forma de trabalhar os movimentos corporais específicos da modalidade por meio do jogo e do “faz de conta”, além de romper as estruturas tradicionais de ensino pelo treinamento e ressignificar as aulas de iniciação esportiva.

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