Gincana da Amizade - Transformando a convivência
Por Habaytina Paula Correa Gonçalves (Autor).
Resumo
O que motivou o projeto? Nosso desafio como educadores de uma Unidade Escolar inserida numa região de altíssima vulnerabilidade social com várias incidências de violência e indisciplina, manifestadas no convívio dos alunos, resultando no baixo desempenho escolar e baixa autoestima, entre outros fatores, era criar um projeto que promovesse o envolvimento e interação social, bem como melhorar a convivência de toda a comunidade escolar. Assim surgiu a “Gincana da Amizade” que consiste em um conjunto de atividades esportivas, lúdicas, culturais, competitivas e colaborativas. A Gincana da Amizade de 2019 teve como tema “Migração” e adequando-se a rotina da unidade escolar, foi dividida por ciclos (Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral). Cada turma escolheu uma região do nosso país ou do mundo para representar. Após essa escolha as turmas tinham como tarefa inicial produzir uma bandeira, um mascote com materiais recicláveis e um grito de garra, respeitando as especificidades e características do local escolhido, a serem apresentados na abertura do evento. A Gincana teve a duração de 5 dias, sendo revezadas as atividades por ciclos. No Ciclo de Alfabetização foram realizadas atividades lúdicas, tais como: estafetas, cabo de guerra, boliche, brincadeiras com cordas, bolas e bambolês. Nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, além das atividades lúdicas, realizamos competições dos Esportes Tapembol e Handebol, bem como o Quis (jogo de perguntas e respostas) sobre os conhecimentos estudados no 1° bimestre.
Referências Bibliográficas
BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Movimento, 1991. FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Educação Física. São Paulo: SME/COPED, 2017.