Grupo de Pesquisa em escola, Esporte e Cultura (GPEEsC): uma resistência nas subáreas sociocultural e pedagógica à hegemonia da biodinâmica no campo da Educação Física (EF)
Por Cyro Siqueira (Autor), Silvio Telles (Autor), Edson Farret (Autor), Gabriela Conceição de Souza (Autor), Marcos Miranda (Autor).
Resumo
percurso histórico da pesquisa em EF está ancorado por tensões e disputas entre as subáreas Biodinâmica e Sociocultural e Pedagógica por espaço no campo científico. Esse processo influenciou, e influencia, a formação dos grupos de pesquisa, seus líderes e pesquisadores, uma vez que o campo acadêmico da EF está sujeito às normatizações da CAPES e do CNPQ. O objetivo é descrever o GPEEsC como um grupo resistente e combatente neste cenário de tensões e pressões no campo da EF, buscando posicionamentos críticos, colaborativos e construtivos para o desenvolvimento dassubáreas Sociocultural e Pedagógica da área de EF como um todo. A pesquisa é de caráter bibliográfico e descritivo, apoiado na teoria de Pierre Bourdieu.