Resumo

Este Guia de orientação didático metodológico trata-se de um Produto Educacional, desenvolvido a partir da pesquisa intitulada: “Avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Física escolar: perspectiva docente para o Ensino Fundamental”, conduzida no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Rede em Educação Física Escolar (PROEFFCT/UNESP). Este trabalho teve a finalidade de contribuir com a atuação docente na avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Física escolar (EFE), tendo como base as práticas avaliativas desenvolvidas por professores(as) do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino.de Sidrolândia-MS. O Guia Pedagógico estrutura-se em três seções. A primeira dedica-se às reflexões e fundamentações teóricas que embasam a pesquisa. A segunda seção apresenta a perspectiva docente dos participantes do estudo, contemplando suas concepções, expectativas, críticas e compreensões relacionadas ao tema. A terceira seção propõe uma possibilidade estratégica para a organização e o planejamento da avaliação do processo de ensino aprendizagem na EFE, com a indicação da Teoria da Taxonomia de Bloom Revisada. Desta forma, a prática docente deve manter-se coerente com os elementos didáticos (métodos e avaliação), considerando as dimensões do conhecimento e sua organização metodológica com o processo de ensino aprendizagem na EFE. Esperamos que os(as) professores(as) de Educação Física utilizem este material como subsídio na construção da práxis pedagógica de forma reflexiva e crítica sobre as finalidades e intenções da avaliação na EFE.

 

Acessar