Resumo

O efeito da idade relativa (EIR) pode ser entendido como a diferença na idade cronológica de indivíduos nascidos no mesmo ano de seleção, bem como pelas vantagens maturacionais em relação a seus pares nascidos no mesmo ano, o que parece favorecer o desempenho para determinadas categorias esportivas.
Objetivo: Verificar a presença do EIR em nadadores participantes do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Budapeste 2017.
Métodos: Estudo seccional retrospectivo, que utilizou dados secundários, do qual fizeram parte 983 atletas de natação. O critério de inclusão foi integrar os 30 melhores atletas de cada prova do campeonato mundial de 2017. Foi realizado o teste qui-quadrado com análise de proporção 2x2 com correção de Bonferroni entre cada quartil.
Resultados: Os resultados mostraram que não foi verificado EIR ao se analisar o sexo, porém observou-se tal efeito segundo tipos de prova (velocidade; p=0,02) e etapas da competição (eliminatória e semifinal; p=0,01).
Conclusão: Concluiu-se que houve EIR em nadadores de provas de velocidade e nos participantes das fases eliminatórias e semifinais. Sugere-se que outros estudos sejam desenvolvidos considerando os campeonatos subsequentes a fim de que esse efeito seja observado.

 

Acessar