Hibridização tecnológica na Educação Física não formal Desafios e oportunidades no século XXI
Por Daniel Rodrigo Sancio (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 321, 2025.
Resumo
O objetivo do ensaio foi refletir sobre as transformações que as tecnologias digitais trouxeram na prática de exercícios físicos e no papel do professor de educação física em ambientes não formais. Por meio de uma perspectiva epistemológica, exploramos como o uso de dispositivos tecnológicos, como smartwatches e aplicativos de monitoramento, redefine não apenas a atividade física, mas também as interações entre professores e alunos em ambientes virtuais. Com base em fragmentos de três obras de autores diferentes, o artigo sugere que a "ferramenta" tecnológica não é simplesmente uma ferramenta passiva, mas um agente ativo que modula a relação entre o corpo e o ambiente. O texto aprofunda-se na hibridização dos ambientes presencial e digital, argumentando que essa fusão permite novas formas de apoio pedagógico que transcendem a supervisão direta do professor. Além disso, são destacadas as oportunidades e os desafios decorrentes da virtualização do treinamento, bem como a necessidade de os profissionais de educação física adquirirem competências no uso das tecnologias digitais. Por fim, ressalta-se que essa mudança não é meramente técnica, mas implica uma transformação epistemológica e profissional que redefine os limites do campo de trabalho, das interações sociais e das habilidades motoras na educação física não formal no século XXI.
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