Impacto dos jogos olímpicos escolares na promoção de habilidades socioemocionais em crianças de baixa renda: um relato de experiência
Por Fernando de Lima Fabris (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
A Educação Física Escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos alunos, especialmente ao integrar a cultura corporal do movimento como objeto de estudo e se posicionar dentro da área de linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa disciplina vai além da promoção da saúde física, abordando também temas atuais e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais. Quando bem conduzida, a Educação Física é capaz de promover valores como respeito, cooperação e empatia, sendo fundamental no contexto escolar, especialmente em áreas vulneráveis. Este relato descreve uma intervenção realizada na maior escola de ensino fundamental da rede pública de Piracicaba, que atende aproximadamente 760 crianças de bairros de baixa renda. Nesse contexto, observava-se uma elevada incidência de brigas e agressões entre as crianças, muitas vezes decorrentes da incapacidade de lidar com sentimentos adversos, como frustrações geradas pela derrota em atividades competitivas. Essas situações ocorriam frequentemente durante o período escolar, revelando a necessidade de estratégias voltadas ao desenvolvimento socioemocional. Objetivo: O objetivo dessa intervenção foi aplicar, nas aulas de Educação Física, estratégias que ajudassem as crianças a desenvolver habilidades socioemocionais, com foco em diminuir comportamentos agressivos e promover um ambiente mais harmonioso e inclusivo na escola. A intenção era capacitar os alunos dos 3º, 4º e 5º anos a lidar com situações de conflito de forma autônoma, promovendo a comunicação não violenta e fortalecendo o trabalho em equipe. Desenvolvimento: A intervenção foi estruturada ao longo do ano letivo e incluiu diversas abordagens nas aulas de Educação Física. As estratégias utilizadas englobam desde a mediação de conflitos por parte dos próprios alunos até o uso de projetos de recompensa por bom comportamento, com foco no desenvolvimento da autonomia e na autorregulação. A proposta também incluiu a adoção de técnicas de comunicação não violenta, incentivando as crianças a expressarem seus sentimentos de maneira construtiva. Ao longo das aulas, foi observada uma redução significativa nas ocorrências de brigas e comportamentos agressivos, especialmente durante as atividades de Educação Física. No entanto, nos demais ambientes da escola, como o recreio, os resultados foram menos significativos, sugerindo que a intervenção precisava ser ampliada para além das aulas de Educação Física. Após quase um ano de intervenções, foram realizados os “Jogos Olímpicos da Escola”, inspirados nos Jogos de Paris 2024. Durante quatro semanas, as crianças aprenderam sobre a história dos Jogos Olímpicos e a cultura de 24 países líderes no quadro de medalhas. O evento envolveu atividades esportivas e culturais, nas quais os alunos puderam autogerir suas participações, promovendo cooperação e respeito.