Resumo

A proposta do presente estudo partiu da inquietação quanto ao ensino do futebol na Educação Física escolar, sobretudo à possibilidade de desvincular este processo de uma perspectiva tecnicista, pautada apenas no saber fazer. Com essa problematização, elaboramos um currículo para o ensino dos futebóis para os anos finais do Ensino Fundamental. Futebóis estes entendidos como um fenômeno plural, que tem espaço para a diversidade, superando a ideia de que o futebol espetacularizado é o único futebol possível. O estudo teve como objetivo investigar a elaboração de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, e a implementação de uma unidade didática deste currículo com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, assim como analisar os processos educativos emergentes dessa intervenção. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação demarcada pela implementação de uma unidade didática, composta por 12 aulas, pautadas na lógica interna e na lógica externa do futebol. O instrumento de produção de dados utilizadosfoi o diário de aula, tendo como fontes a observação participante e gravações de áudios. Os dados coletados da pesquisa foram analisados mediante a análise de categorias de codificação em três etapas: organização e leitura dos documentos, codificação dos materiais e categorização. Os resultados e a sua análise estão organizados em uma categoria descritiva referente à descrição da elaboração do currículo e sua apresentação e outras três categorias analíticas. A primeira, “As experiências dos(as) alunos(as) a partir dos futebóis”, evidenciou as principais experiências dos(as) alunos(as) que emergiram através da participação nas aulas dos futebóis, bem como as relações de gênero que transpassaram essas experiências. A segunda, “O currículo dos futebóis”, denota a vivência dos(as) alunos(as) com os futebóis através da lógica interna e da lógica externa do jogo, analisando a conscientização tático-técnica e os diálogos e reflexões críticas sobre a influência da política no futebol, e, a terceira “Desafios e dificuldades da professora pesquisadora na implementação do currículo dos futebóis”, está voltada para a autoanálise da experiência docente com seus limites e possibilidades. Consideramos que o currículo dos futebóis possibilitou aos(às) alunos(as) experiências positivas e inclusivas, e uma aprendizagem pautada pelos saberes corporais, conceituais e atitudinais, tendo os(as) alunos(as) acesso à dimensão sociocultural do futebol, através da lógica externa do jogo.

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