Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as abordagens teóricas sobre valores inclusivos, educação inclusiva em educação física e práticas inclusivas, em relação ao campo educacional, a partir de uma revisão documental para fazer um rastreamento detalhado da temática. Alguns postulados teóricos foram tomados para sua conceituação. O método utilizado foi a busca bibliográfica em bases de dados e fontes documentais primárias como artigo e teses de pós-graduação e doutorado em sites como Efdeportes, Scielo, Dialnet, Retos, entre outros. Os critérios de seleção foram: os conteúdos que tivessem mais abordagem teórica do tema da pesquisa, a avaliação da qualidade dos artigos e teses selecionados, com publicações atualizadas entre 2015 e 2020, finalizando com uma análise da variabilidade, confiabilidade e validade dos. os artigos e teses. A estrutura deste artigo terá três momentos, a primeira parte refere-se à compreensão dos significados dos valores e valores inclusivos. Na segunda parte é apresentada uma breve conceituação da educação inclusiva e na terceira parte é feita uma abordagem teórica da educação inclusiva na educação física e prática inclusiva no campo educacional e por fim são feitas algumas conclusões.

Acessar