Resumo

Introdução: Os jogos pré-desportivos aplicados aos desportos de cooperação-oposição têm sido uma alternativa didática na fase de iniciação desportiva e como conteúdo fundamental da Educação Física, podendo melhorar o desempenho técnico através do aperfeiçoamento da forma lúdica motora, incorporando componentes específicos do desporto ao o jogo como método educativo. Nesse sentido, é útil estabelecer as possíveis influências que os jogos pré-esportivos como conteúdo didático podem ter no aprimoramento da técnica esportiva do mini basquetebol. Objetivo: Determinar a incidência de jogos pré-esportivos sobre a eficácia de arremessos ao aro no mini basquetebol. Métodos: Um programa de jogo pré-esportivo foi aplicado a 24 jogadores de mini basquete (6 a 8 anos) da Unidade Educacional Cardenal Spellman, Quito-Equador, um teste de eficácia de arremesso foi aplicado em dois momentos de preparação, antes e depois de implementou a proposta de intervenção durante um mesociclo tradicional. Resultados: Uma melhora significativa é demonstrada de acordo com o teste de Wilcoxon Rank (p=0,000). A partir da análise dos resultados do programa, verifica-se que há uma incidência positiva, deduzindo-se uma influência qualitativa dos jogos pré-esportivos na melhora da eficácia do arremesso ao aro no mini basquete, recomendando ampliar o estudo para uma amostra maior de jogadores.

Referências

Betancourt, F.F., Quilca, A.D., y O'farrill, A. R. (2020). Juegos predeportivos y perfeccionamiento del ataque en voleibol escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(266), 87-97. https://doi.org/10.46642/efd.v25i266.2321

Buceta, J. M., Mondoni, M., Avakumovic, A., y Killik, L. (2000). Baloncesto para jugadores jovenes: Guia para entrenadores. Dykinson, S.L.

Acessar