Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas da rede pública da cidade de Fortaleza/CE. Especificamente, diagnosticou atividades, contextos e atitudes mais e menos inclusivas, e comparou o nível de prática de atividade física realizada por estudantes com e sem deficiência durante as aulas. A amostra foi composta por 77 escolares de ambos os sexos com e sem deficiência, matriculados em instituições de ensino regular. Para a coleta de dados foram utilizados Protocolo de observação de aulas e utilização de pedômetros para mensurar o nível de atividade física realizado por estudantes com e sem deficiência durante aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que o número de estudantes incluídos no ensino regular que participam das aulas de Educação Física nas escolas investigadas, é bastante reduzido. A análise e comparação do nível de atividade física realizada indicou maior efetividade no processo de inclusão de estudantes com deficiência intelectual e surdos e pouco sucesso em relação a estudantes com deficiências múltiplas. As atitudes de professores e o contexto das aulas influenciaram diretamente no nível de atividade física e participação dos estudantes incluídos.

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