Resumo

Identificar se a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física se configura como verdade ou utopia. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Participaram do estudo 30 professores de Educação Física de escolas públicas e privadas da cidade de Montes Claros – MG. Os participantes responderam a um questionário composto de 20 questões elaboradas pelos autores. A análise dos dados foi realizada através de uma análise descritiva com valores em frequência absoluta e relativa. Participaram do estudo professores de Educação Física Escolar com idade de 25 a 49 anos (com predomínio do sexo masculino (51,3 %), sendo que a maioria (67,3%) possui mais de 5 anos de docência. Os professores foram questionados se cursaram alguma disciplina na grade curricular da graduação relacionada à inclusão, e 83,3% (n=25) deles responderam que sim enquanto (16,7 %) n=5 responderam não. O que demonstra que a maioria dos professores tem conhecimento das importâncias em saber lidar com alunos com deficiência. Buscamos abordar se os professores recebem suporte da escola e outros profissionais especializados, pudemos identificar que 46,7% (n=14) apontaram que às vezes recebem esse apoio e apenas 13,3% (n=4) sempre recebem suporte e apoio. O estudo aponta várias dificuldades encontradas para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade, principalmente no âmbito escolar. Isso inclui a falta de acessibilidade para alunos com deficiência, a ausência de uma ênfase suficiente na formação de professores em educação inclusiva, bem como a falta de apoio do corpo pedagógico escolar para acesso a cursos e palestras nessa área. Isso mostra a importância de continuar trabalhando para construir ambientes educacionais mais inclusivos e libertadores para todos.

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