Resumo

Procurado pelo Educador Pedro da Associação Padre Moreira que desenvolve um trabalho de inserir jovens em conflitos com a lei nas escolas,espaços esportivos e culturais para cumprirem medidas socioeducativas, de pronto concordamos em receber estes jovens nas dependências do CEU onde os mesmos a principio acompanhava os analistas nas atividades, auxiliando em alguma tarefa,porem notei algumas desistências e que havia uma baixa frequência, e que os mesmos estavam aqui desmotivados e somente com o proposito de cumprir sua carga horária sem outro real objetivo, então propus um projeto que de alguma forma tornasse sua presença aqui mais produtiva e útil, onde ele se sentisse realmente valorizado, e assim foi criado o projeto CONVIVÊNCIA E JOGOS(tênis de mesa, pebolim, petecas e xadrez) que funciona nos finais de semana onde estes jovens são responsáveis pela administração do tempo que cada usuário permanece nas estações de jogos , a disponibilização do material, orientar quanto ao zelo pelo mesmo e até conciliar pequenos conflitos decorrente dos jogos se a caso vier a acontecer. Com isso conseguimos um aumento na frequência, que possibilitou a inserção de mais jovens no projeto alem de resgatar a auto estima o sentimento de pertencimento, apropriação e responsabilidades

Referências Bibliográficas 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. .(1990) Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n”' 8069, de 13 de Julho de 1990. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/a-educacao-como-meio-deinclusao-social-do-adolescente-em-conflito-com-a-lei/59272