Resumo

A formação profissional é uma etapa de evolução na caminhada de muitos, nesse mundo repleto de diferenças, especialidades, necessidades e objetivos. Os professores podem ser considerados os principais profissionais dessa construção humana, pois têm a responsabilidade de participar da formação de novos indivíduos, de novos profissionais. Aqueles formados na área de Educação Física deveriam compreender com maior profundidade as possibilidades de suas atuações com o intuito de buscar maneiras mais eficientes de exercer a verdadeira função de suas ações profissionais, especialmente, quando são dirigidos a desenvolver sua profissão junto daqueles que estão construindo seu perfil humano. Compreender um pouco melhor os currículos dos cursos que formam professores, de Educação Física, é um dos meios de entendermos com maior embasamento como se dá suas práticas pedagógicas na formação humana e de novos professores. Esse estudo investigou, por meio de uma abordagem qualitativa, o delineamento da formação de licenciados em Educação Física, no estado de Minas Gerais, utilizando como método de pesquisa o Paradigma Indiciário. O Paradigma Indiciário que tem como objetivo buscar indícios que podem por vezes passar despercebidos em análises de pesquisas, por não se enquadrarem em padrões ou prioridades quantitativas dos dados. Entretanto, tais indícios são significativos na análise dos fenômenos investigados podendo contribuir positiva ou negativamente no entendimento do objeto de estudo. Assim, identificamos indícios que representam diferenciais na formação desse profissional, podendo estes serem positivos ou negativos na futura atuação dos professores. Com análise de matrizes curriculares dos cursos e das opiniões dos coordenadores relacionamos os dados dessa formação profissional com as diretrizes que norteiam a formação do perfil do professor de Educação Física. Verificamos que o currículo tradicional muitas vezes não caminha junto aos indícios do currículo oculto, pois a construção das estruturas curriculares não é representa na fala dos gestores dos cursos com a mesma precisão de competências e qualidades profissionais exigidas nessa formação, principalmente quando são tratadas as características fundamentais da formação de um professor: as questões didático-pedagógicas. As justificativas para uma boa formação se respaldam na qualidade e titulação dos grupos de professores, bem como do cumprimento das exigências de organização e construção curricular advindas dos órgãos que autorizam a abertura e o funcionamento desses cursos. Sabemos que a análise documental e a interpretação das opiniões dos coordenadores não remete a nós a propriedade de afirmarmos que tal formação profissional esteja efetivamente carente de características de um professor formador, contrário às críticas de um professor transmissivo. Mas, entendemos também, que é por meio do currículo que diretrizes são seguidas para a garantia de uma formação profissional mais competente e satisfatória aos entraves do contexto de atuação. Desta maneira, entendemos que discutir a formação profissional dos professores de Educação Física é fundamental para que mudanças efetivas possam ser conseguidas na elaboração de diretrizes mais coesas e de ações mais qualificadas a serem desenvolvidas junto a esses futuros profissionais. 

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