Resumo

ROCHA, Valdir Henrique Melo da. Influência da colônia de férias “Se Essa Rua Fosse Minha” sobre aceitação social e percepção em crianças de baixa renda. 2021, 60 PÁGINAS. Dissertação de mestrado em Educação Física – Universidade Católica de Brasília – DF. Fatores como falta de segurança, abuso das tecnologias, tempo reduzido de interação entre pais e filhos, podem favorecer rotinas com pouca atividade física, tornando obsoleto as ricas vivências em jogos tradicionais. Verificar e comparar a aceitação social pelos pares e a percepção de crianças de baixa renda, antes e após participação na colônia de férias “Se Essa Rua Fosse Minha”. O estudo foi composto por 29 crianças, de 8 a 13 anos, estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública, do DF. Foi realizada uma avaliação sociométrica (COIE e DODGE, 1983) em dois grupos separados por idade (G1 = 8 e 9 anos eG2 = 10 a 13 anos). As crianças foram fotografadas individualmente no início da intervenção, após o primeiro dia e no último dia da participação gratuita na colônia de férias, com programação de jogos tradicionais realizados durante 1 semana no turno vespertino, ao visualizarem as fotos, indicaram os nomes das que reconheceram e elegeram do seu grupo, as que mais (nomeações positivas - NP) e menos gostaram (nomeações negativas - NN) de brincar. O teste de Wilcoxon mostrou que o Grupo 1 apresentou significância (p<0,05) em NP, NN, impacto social (NN + NP) e escore bruto, o Grupo 2 apenas no escore bruto. Ao responderem três palavras sobre “O que o a colônia de férias significou para você?” as mais citadas foram: legal, alegria e divertido, estas foram representadas graficamente em nuvem de palavras e análise de similitude (IRAMUTEQ). Conclui-se que as crianças apresentaram ganhos relacionais, conseguiram definir suas preferências, e ainda, perceberam a colônia com uma perspectiva positiva o que se pode atribuir a participação em jogos tradicionais.

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