Resumo

Avaliar a qualidade de vida e o comportamento sedentário de docentes universitários de instituições públicas e privadas antes e durante a pandemia COVID-19.

MÉTODOS: Pesquisa transversal de abordagem quantitativa, com 106 docentes universitários em atividade em instituições de ensino superior públicas e privadas. A coleta de dados foi realizada no mês de setembro de 2020. Através do questionário SF-36 verificou-se a qualidade de vida dos docentes, que responderam em como se percebiam em relação aos períodos anterior e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística foi realizada pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney, adotado como nível de significância p≤0,05.

RESULTADOS: Destaca-se diminuição no número de pessoas fisicamente ativas e maior impacto da pandemia no gênero feminino. As medidas de isolamento social afetaram significativamente os professores sedentários no domínio físico e os exercitados nos aspectos sociais e emocionais. Quando comparados aos sedentários, os exercitados apresentaram maiores escores de qualidade de vida antes e durante a pandemia. As pessoas fisicamente ativas antes da pandemia que aderiram ao comportamento sedentário durante foram os mais prejudicados.

CONCLUSÕES: O isolamento social prejudicou vários aspectos da qualidade de vida de docentes universitários, de forma mais acentuada nas mulheres. Os indivíduos que se exercitavam tiveram sua qualidade de vida menos impactada pela pandemia COVID-19, ao passo que os que eram ativos e aderiram ao comportamento sedentário foram mais afetados. A continuidade do exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde física e mental.

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