Resumo

O equilíbrio dinâmico (ED) é a base para todas as atividades motoras esportivas. Variáveis como o tipo de pé e o mecanismo do molinete (MM) podem influenciar nesse equilíbrio e, portanto, no risco de lesão do membro inferior. Atualmente não são relatados estudos que relacionem esses elementos entre si em jogadores de futebol.

Objetivo: Verificar a influência de algumas características do pé no risco de lesões associadas ao ED em jovens jogadores de futebol.

Métodos: Estudo observacional, transversal e correlacional. Quarenta jogadores foram incluídos na categoria sub 20 masculina. O ED foi avaliado por meio do teste de equilíbrio em no teste de equilíbrio em Y (TEY). Para determinar o tipo de pé, o método de Herzco e o teste de Jack foram usados para avaliar MM.

Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o tipo de pé e o teste de Jack com alguns osciloscópios do YBT. Houve uma relação significativa entre o MM esquerdo vs ED esquerdo.

Conclusão: O tipo do pé e o MM influenciam o ED. O MM pode estar relacionado ao ED, no entanto, parece não haver relação entre a avaliação de Hallux e o tipo de pé com o ED. Variáveis como qualidade de execução do gesto esportivo, exposição à carga, entre outras, devem ser consideradas no estudo do assunto.

 

Acessar