Iniciação esportiva de crianças, adolescentes e jovens no projeto atleta cidadão
Por Regina Brena de Lima Costa (Autor), Ana Beatriz Chaves Vasconcelos Batista (Autor), Thamyres D’Avila Monteiro Rodrigues (Autor), Maria Carolina Traina Gama (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: A Federação de Triathlon do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza coordena o projeto social “Atleta Cidadão”, que visa promover atividade física e lazer às comunidades da cidade para crianças, adolescentes e jovens. O projeto ocorre em vários núcleos da cidade e são oferecidos diversos esportes, entre eles o Duathlon e o Beach Soccer. Objetivo: Compartilhar a experiência de estagiar no projeto social Atleta Cidadão na cidade de Fortaleza. Desenvolvimento: O núcleo que estagiamos oferecia as modalidades Duathlon e Beach Soccer para alunos com a faixa etária entre 8 a 24 anos, em turmas iniciantes, avançadas e competitivas. As aulas aconteciam nos dias da semana e eram planejadas com o objetivo de promover a atividade física e o lazer. Assim, os professores buscavam ensinar os princípios da modalidade, além de promover diálogos com diversas temáticas relevantes, como questões competitivas, fair play, preservação ambiental e equidade de gênero. Observamos uma facilidade no estabelecimento de relações sócio afetivas entre alunos-professores, gerando respeito e envolvimento nas atividades propostas. Dessa forma, a habilidade comportamental dos profissionais parece ser crucial ao atendimento do objetivo primário do projeto, que é unir a atividade física e atribuir valores para influenciar positivamente o desenvolvimento humano. Ademais, é interessante perceber como a existência do projeto soma para as comunidades que eles estão inseridos e no desenvolvimento do público atendido, seja no caráter esportivo, social, educacional, político, e até mesmo na segurança local. Sugestões: O projeto contribui para a iniciação esportiva de várias crianças, adolescentes e jovens. Além disso, os locais que o projeto se insere são fundamentais em diversas outras questões da sociologia do esporte, como a compreensão do papel, da função e do significado das modalidades esportivas na vida dos alunos, e também, nos aspectos sociais, culturais e políticos das comunidades locais