Inquietações no tratamento do esporte na Educação Física escolar

Parte de Desafios da Educação Física Escolar: Temáticas da Formação em Serviço no ProEF . páginas 83 - 104

Resumo

O esporte apresenta-se como um importante conteúdo da Educação Física (EF) escolar, sendo frequentemente abordado pelos professores da área. Entretanto, podemos afirmar que diversos equívocos e questionamentos ocorreram na forma de tratá-lo como um conteúdo desse componente curricular. Assim, é importante a identificação e a discussão acerca dos mesmos, para que possamos caminhar sem cairmos em armadilhas, ao mesmo tempo, buscarmos um oferecimento apropriado desse conteúdo na prática pedagógica. Ao pensarmos em uma estruturação do conteúdo esporte na EF, de forma relevante e significativa para a formação dos estudantes, referimo-nos a González e Fensterseifer (2009), quando advertem que estamos em um momento no qual sabemos de forma consistente o que não deve ser realizado nas aulas deste componente curricular, mas ainda carentes de nítida clareza de como as aulas devam ser desenvolvidas. Em outras palavras, no esporte e nas demais práticas corporais a serem tratadas na escola (jogo, ginástica, dança, lutas e prática corporal de aventura) podemos apontar quais procedimentos não devem ter mais espaço nas aulas, entretanto, ainda não temos estabelecido por que, para que, o que e como devemos ensinar cada um desses elementos pertencentes à esfera da Cultura Corporal de Movimento.