Instagram como espaço de comunicação em saúde junto a projetos sociais

Por Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Autor), Mary Ann Menezes Freire (Autor), Francisca Livia de Abreu Azevedo (Autor), Sofi a Xavier Reis (Autor), Vinicius Bobek de Andrade Lima (Autor).

Parte de Estratégias para a transformação social no Brasil através de projetos de esporte e lazer . páginas 117 - 130

Resumo

O presente capítulo de livro tem como objetivo descrever a experiência da utilização do Instagram® como espaço de comunicação em saúde junto ao Projeto Fortalece Rio. Trata-se da experiência de duas pesquisadoras e três discentes bolsistas da área da saúde na discussão das temáticas a serem divulgadas, elaboração dos conteúdos digitais e da análise dos mesmos, disponibilizados pela equipe do projeto em apreço. O Instagram® é uma rede social emergente, criada em 2011, por meio de um aplicativo de interface simples, a qual permite conexões mais próximas e transparentes, através da difusão de conteúdos disponibilizados à qualquer pessoa que tenha permissão de vê-lo, por estar envolvido naquela rede de conexão interpessoal (PIZA, 2012). A página do Instagram® foi criada por uma das pesquisadoras do Projeto Fortalece Rio onde cada pesquisador apresentava sua proposta de conteúdo digital, de forma criativa e lúdica, para que os mesmos potencializassem discussões entre os participantes do projeto: instrutores, professores e coordenadores junto aos benefi ciários. No Projeto Fortalece Rio, a utilização do Instagram®, como espaço de comunicação, teve início em dezembro de 2021 e em agosto de 2022 contou com o compartilhamento de 35 conteúdos digitais e com 314 seguidores. A equipe da área da saúde teve como divulgação de conteúdo digital o total de 11 temáticas voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos