Resumo

Através da ação do psicomotricista, desenvolvemos estratégias de ação, avaliações e atendimentos, a fim de evitar desequilíbrios das ações motoras com relação a si mesmo e ao mundo. Dentro deste contexto, identificamos a lateralidade e a força como principais norteadores das dificuldades na criança com TEA, atendidos no CRIE, Espaço da Secretaria de Educação de Camaçari, tem como finalidade, complementar os serviços oferecidos na escola regular a fim de garantir atenção à inclusão escolar.

Proporcionando o pleno desenvolvimento do aluno em sua singularidade e diferença em relação aos outros e a inclusão a partir da integração de emoções, cognição e motricidade. Desenvolvendo testes físicos adaptados, principalmente neste coorte, em lateralidade e força.

 

Objetivo

● Avaliação e desenvolvimento das capacidades físicas, para a melhoria das funções primordiais na psicomotricidade, tendo a lateralidade e a força como principais, acerca do movimento no educando portador de TEA.

 

Métodos:

Existem diferentes métodos, instrumentos e procedimentos que podem ser utilizados na avaliação funcional de lateralidade e força em autistas. A escolha de quais utilizar dependerá das necessidades e características específicas do indivíduo. A seguir, alguns exemplos desses métodos, instrumentos e procedimentos:

 

- Observação e registro: Um método simples e eficaz é a observação direta do comportamento motor do indivíduo autista em diferentes situações. Foi observado e registrado as preferências de uso de membros superiores e inferiores, como a mão dominante para escrever, a perna dominante para chutar uma bola, entre outros. Essa observação pode ser feita em atividades cotidianas ou em situações específicas, como jogos ou brincadeiras.

- Testes de lateralidade: estes testes específicos que utilizamos na avaliação da lateralidade em autistas. O indivíduo realizou diferentes tarefas com as mãos, como pegar um objeto, desenhar e escrever com a mão esquerda e com a mão direita. O profissional observa e registra qual mão o indivíduo utiliza com mais precisão em desenhos de letras e números, assim como nos membros inferiores através da estabilidade unipodal com a perna esquerda e direita, através de estímulo verbal do psicomotricista.

 

- Testes de força muscular: para avaliar a força muscular em autistas. Alguns são os testes, nos quais o indivíduo é solicitado a realizar repetições de um determinado movimento até a fadiga muscular, como flexões de braço (apoio ao solo) e agachamentos livres. Além disso, esses testes de força dinâmica, foram feitos em 3 tentativas máximas, partindo da posição de decúbito ventral no solo para a extensão dos cotovelos retirando o corpo todo do mesmo. Assim como agachamento livre com flexão dos joelhos e quadris, tocando levemente ao chão com as mãos.